Espaço da Matemática

Este Blog tem como finalidade ser um espaço aberto para orientar, divulgar e promover tudo o que ser relaciona com o ensinar e aprender Matemática.


Área e Perímetro

Você sabe a diferença entre área e perímetro?
Ah...já estudou sobre isso, mas está em dúvida?

Suas dúvidas podem ser esclarecidas apenas num click.
Vá em frente!

http://docs.google.com/Present?docid=dff2p6cb_47c6gxrdcq

Agora que está tudo esclarecido teste seu conhecimento e ao mesmo tempo divirta-se com os joguinhos.
http://www.bgfl.org/bgfl/custom/resources_ftp/client_ftp/ks2/maths/perimeter_and_area/index.html
http://web.educom.pt/pr1305/mat_perimeterarea.swf

Matemática do Delírio

Quando os computadores são alimentados com equações, eles criam magníficos desenhos abstratos.
O computador faz milhões de cálculos e vai desenhando os fractais, imagens cuja riqueza de detalhes só perde para a própria realidade.
É o que você poderá ver nas ilustrações do inglês Greg Sams e no trabalho do Grupo Fractarte, formado por três pesquisadores paulistanos.

Conheça mais sobre o assunto acessando os links:
http://www.insite.com.br/fractarte/artigos/superinteressante.php
http://www.fractarte.com.br/




sábado, 2 de maio de 2009

Uma proposta de investigação matemática.

Para estimular os alunos a investigarem sobre os critérios de divisibilidade propomos uma Webquest sobre o tema. Acesse o link abaixo e confira!
http://paginadaprofkenia.pbwiki.com/
Na mesma página você pode ver alguns dos trabalhos selecionados...

Você já ouviu falar de Webquest???

Em linhas gerais, uma WebQuest apresenta-se como uma investigação
orientada que parte da definição de um tema e objetivos por parte
do professor, para uma pesquisa na qual algumas ou todas as informações
com as quais os alunos interagem têm origem em recursos da Internet.
Tal como originalmente pensada por Bernie Dodge e Tom March, uma WebQuest estimula:
- a pesquisa;
- a aprendizagem cooperativa;
- a produção de materiais;
- o pensamento crítico;
- o desenvolvimento dos professores.
Esta atividade requer dos alunos a síntese de novos conhecimentos

mediante a concretização de uma tarefa, de forma a resolver um
problema hipotético ou abordar uma questão real.